OS VALORES (BIO)ÉTICOS NA VIDA E NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.24830Palavras-chave:
Ética, Educação, Bioética, Liberdade, Justiça.Resumo
O texto contempla uma abordagem filosófica e destaca a importância da ética no campo da educação, tomando como referência os principais valores bioéticos. Parte-se de uma reflexão crítica sobre os fundamentos da educação, tendo em vista uma formação ética, comprometida com os valores e a construção de uma subjetividade fraterna e cidadã. Sustenta-se que a educação não pode servir apenas para ensinar a ler, escrever e contar, senão para formar homens que sejam sujeitos de sua história, que tenham a possibilidade de desenvolver suas potencialidades e produzir novas condições para ler e compreender o mundo. Defende-se que o papel da educação, fundada em valores bioéticos, é o de gestar as condições para um pensar crítico e reflexivo; um agir livre, consciente e responsável; e um conviver cuidadoso com os demais seres e, sobretudo, voltado para a construção de uma sociedade ética: justa e pacífica.
DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24830
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