Net-ativismo, colaboração e aprendizagem: apontamentos etnográficos sobre a experiência da rede Fora do Eixo

Autores

  • Eduardo Junqueira UFC
  • Tatiana Paz Universidade federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.24761

Palavras-chave:

Net-ativismo, Aprendizagem, Colaboração, Rede Fora do Eixo.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma investigação etnográfica que buscou compreender processos de aprendizagem e colaboração relacionados ao net-ativismo (DI FELICE, 2013) e à rede Fora do Eixo (FdE). O olhar etnográfico se norteou por um campo conceitual interdisciplinar que abrangeu os conceitos de Ciberpunk (LEMOS, 2004), a Ética Hacker (HIMANEN, 2001), as teorias das redes (CASTELLS, 2013, WATTS & MASON, 2011; BARABASI & GONZÁLEZ, 2007) e o Conectivismo (SIEMENS, 2006). A aprendizagem do e para o net-ativismo se constituiu nas trocas comunicativas dos cidadãos multimídia conectados em redes horizontais e interativas, conferindo-lhe sentido e as retroaliementado, em um processo de validação e de iniciação (MAFFESOLI, 2013) ao se engajarem nas práticas insurgentes da FdE.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.24761



Biografia do Autor

Eduardo Junqueira, UFC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC

Tatiana Paz, Universidade federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira pela UFC

Downloads

Publicado

03-11-2016

Como Citar

Junqueira, E., & Paz, T. (2016). Net-ativismo, colaboração e aprendizagem: apontamentos etnográficos sobre a experiência da rede Fora do Eixo. Revista Teias, 18(48), 151–166. https://doi.org/10.12957/teias.2017.24761