Net-ativismo, colaboração e aprendizagem: apontamentos etnográficos sobre a experiência da rede Fora do Eixo
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2017.24761Palavras-chave:
Net-ativismo, Aprendizagem, Colaboração, Rede Fora do Eixo.Resumo
O artigo apresenta resultados de uma investigação etnográfica que buscou compreender processos de aprendizagem e colaboração relacionados ao net-ativismo (DI FELICE, 2013) e à rede Fora do Eixo (FdE). O olhar etnográfico se norteou por um campo conceitual interdisciplinar que abrangeu os conceitos de Ciberpunk (LEMOS, 2004), a Ética Hacker (HIMANEN, 2001), as teorias das redes (CASTELLS, 2013, WATTS & MASON, 2011; BARABASI & GONZÁLEZ, 2007) e o Conectivismo (SIEMENS, 2006). A aprendizagem do e para o net-ativismo se constituiu nas trocas comunicativas dos cidadãos multimídia conectados em redes horizontais e interativas, conferindo-lhe sentido e as retroaliementado, em um processo de validação e de iniciação (MAFFESOLI, 2013) ao se engajarem nas práticas insurgentes da FdE.
DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.24761
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.