MÚSICAS INFANTIS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: Um Descompasso Social

Autores

  • Juliana Pereira Silva UFMS
  • Sonia da Cunha Urt UFMS

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24606

Palavras-chave:

Educação Infantil. Representação Social. Linguagem Musical

Resumo

Reflexão sobre o processo de construção social dos fenômenos contidos em algumas músicas infantis, as quais propagam ideias que determinam lugares e papéis na sociedade. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais articulada com a Teoria Histórico-Cultural, pautada no princípio dos fenômenos humanos como produção do processo histórico da formação social para fazer uma abordagem empírica, com alguns professores que trabalham com música na Educação Infantil. Conclui-se, há não consciência do professor da importância da representação social contida na música mediante o processo de desenvolvimento da criança. Os dados obtidos nas entrevistas revelaram a necessidade de investimento na formação continuada do professor, para desenvolver competências mais complexas e de maior responsabilidade.

Biografia do Autor

Juliana Pereira Silva, UFMS

Professora, mestranda em educação

Sonia da Cunha Urt, UFMS

Doutora em Educação com Pós-Doutoramento em Psicologia Educacional; Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CCHS e Coordenadora do GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação – UFMS.

Downloads

Publicado

27-05-2016

Como Citar

Silva, J. P., & Urt, S. da C. (2016). MÚSICAS INFANTIS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: Um Descompasso Social. Revista Teias, 17(45), 243–259. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24606

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua