A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS, AGRUPAMENTOS E COMUNIDADES EM WEBSITES DE REDES SOCIAIS
Palavras-chave:
Grupos, Agrupamentos, Redes Sociais na InternetResumo
Apresentamos uma reflexão teórica sobre os conceitos de “grupos”, “agrupamentos” e “comunidades” no contexto da cibercultura. O objetivo é compreender a dinâmica das relações interpessoais através de uma abordagem metodológica mista. Analisamos as interações em um grupo de estudos no Facebook. As interações representadas na forma de grafos mostraram a existência de grupos, subgrupos, conectores e, membros isolados na rede. Um questionário foi aplicado para identificar se os membros possuíam “objetivos comuns” ou “objetivos em comum”. Finalmente, concluímos que o “grupo estudado” é um “agrupamento” de pessoas que estão organizadas em diversos grupos, onde algumas pessoas interagem “curtindo” e, poucas pessoas “comentando” ou “compartilhando” as publicações.Downloads
Publicado
06-07-2015
Como Citar
KOEHLER, Cristiane; MACHADO, Nádie Christina; SOARES CARVALHO, Marie Jane. A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS, AGRUPAMENTOS E COMUNIDADES EM WEBSITES DE REDES SOCIAIS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 43, p. 90–102, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24570. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.