A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS, AGRUPAMENTOS E COMUNIDADES EM WEBSITES DE REDES SOCIAIS

Autores

  • Cristiane Koehler UFRGS
  • Nádie Christina Machado AJES - Instituto Superior de Educação
  • Marie Jane Soares Carvalho Faculdade de Educação UFRGS

Palavras-chave:

Grupos, Agrupamentos, Redes Sociais na Internet

Resumo

Apresentamos uma reflexão teórica sobre os conceitos de “grupos”, “agrupamentos” e “comunidades” no contexto da cibercultura. O objetivo é compreender a dinâmica das relações interpessoais através de uma abordagem metodológica mista. Analisamos as interações em um grupo de estudos no Facebook. As interações representadas na forma de grafos mostraram a existência de grupos, subgrupos, conectores e, membros isolados na rede. Um questionário foi aplicado para identificar se os membros possuíam “objetivos comuns” ou “objetivos em comum”. Finalmente, concluímos que o “grupo estudado” é um “agrupamento” de pessoas que estão organizadas em diversos grupos, onde algumas pessoas interagem “curtindo” e, poucas pessoas “comentando” ou “compartilhando” as publicações.

Biografia do Autor

Cristiane Koehler, UFRGS

Professora, pesquisadora e doutoranda em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Mestre e Bacharel em Ciência da Computação. Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Nádie Christina Machado, AJES - Instituto Superior de Educação

Professora, pesquisadora, doutora e pós-doutora em Informática na Educação (UFRGS). Mestre em Educação (UFRGS). Professora do Instituto Superior de Educação (AJES).

Marie Jane Soares Carvalho, Faculdade de Educação UFRGS

Professora, pesquisadora, pós-doutora em Educação (UNED/ESPANHA), doutora e mestre em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS)

Downloads

Publicado

06-07-2015

Como Citar

Koehler, C., Machado, N. C., & Soares Carvalho, M. J. (2015). A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS, AGRUPAMENTOS E COMUNIDADES EM WEBSITES DE REDES SOCIAIS. Revista Teias, 16(43), 90–102. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24570