A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS, AGRUPAMENTOS E COMUNIDADES EM WEBSITES DE REDES SOCIAIS

Cristiane Koehler, Nádie Christina Machado, Marie Jane Soares Carvalho

Resumo


Apresentamos uma reflexão teórica sobre os conceitos de “grupos”, “agrupamentos” e “comunidades” no contexto da cibercultura. O objetivo é compreender a dinâmica das relações interpessoais através de uma abordagem metodológica mista. Analisamos as interações em um grupo de estudos no Facebook. As interações representadas na forma de grafos mostraram a existência de grupos, subgrupos, conectores e, membros isolados na rede. Um questionário foi aplicado para identificar se os membros possuíam “objetivos comuns” ou “objetivos em comum”. Finalmente, concluímos que o “grupo estudado” é um “agrupamento” de pessoas que estão organizadas em diversos grupos, onde algumas pessoas interagem “curtindo” e, poucas pessoas “comentando” ou “compartilhando” as publicações.

Palavras-chave


Grupos; Agrupamentos; Redes Sociais na Internet

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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