A AUTORIA ENTRE O APREÇO E A RENÚNCIA
Palavras-chave:
autoria, renúncia à autoria, autonomiaResumo
Este ensaio, tendo a cultura escolar como referência, toma como objetos de reflexão o apreço e, também, a renúncia à autoria. A autoria é concebida como expressão de autonomia ao manifestar originalidade e fazer-se presente na interação com as criações dos outros e as próprias. Passeamos por três paisagens: a primeira traz em destaque o espírito criador e sua expressão na forma de autoria; a segunda, identificada como renúncia à autoria, tem no plágio sua voz mais forte; a terceira projeta a escola diante do desafio de renovar suas aspirações e percebe-a diante de novos temores. Cumprindo esse percurso, apontamos a necessidade da desconstrução da cultura escolar centrada na instrução e sua reinvenção impregnada pelo espírito de apreço à originalidade. A avaliação de aprendizagem atenta à originalidade respeitosa à autoria talvez possa contribuir para a construção de novos hábitos intelectuais, éticos e estéticos.Downloads
Publicado
15-03-2015
Como Citar
RUIZ, Adriano Rodrigues. A AUTORIA ENTRE O APREÇO E A RENÚNCIA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 40, p. 236–246, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24561. Acesso em: 9 dez. 2024.
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.