ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: PRECISANDO UM CONCEITO E(M) SUA (S) PRÁTICA(S)

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Dayse Martins Hora, Alessandra Victor Rosa

Resumo


No Brasil, a educação escolar em tempo integral tem sido tema recorrente, inclusive pela dificuldade encontrada ao implementá-la, principalmente no tocante à organização curricular. Neste texto, trazemos reflexões preliminares, no sentido de aprofundar essa discussão. Fundamentadas em bibliografia sobre organização curricular e tempo integral, além de documentos das secretarias municipais do estado do Rio de Janeiro, apresentamos uma reflexão teórico-prática sobre esses conceitos. Como resultado, é possível afirmar que se constitui organização curricular, na escola de tempo integral, um conjunto de processos visando articular experiências pedagógicas que se desdobram em torno do conhecimento, mas que incorporam elementos como tempo, espaço, sujeitos e os próprios conhecimentos escolares.
Palavras chave: Escola em tempo integral. Organização curricular. Currículo.

Palavras-chave


Educação; Tempo integral; Organização curricular

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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