ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: PRECISANDO UM CONCEITO E(M) SUA (S) PRÁTICA(S)

Autores

  • Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Dayse Martins Hora Universidade Católica de Petrópolis/UCP
  • Alessandra Victor Rosa Pontifícia Universidade Católica/PUC

Palavras-chave:

Educação, Tempo integral, Organização curricular

Resumo

No Brasil, a educação escolar em tempo integral tem sido tema recorrente, inclusive pela dificuldade encontrada ao implementá-la, principalmente no tocante à organização curricular. Neste texto, trazemos reflexões preliminares, no sentido de aprofundar essa discussão. Fundamentadas em bibliografia sobre organização curricular e tempo integral, além de documentos das secretarias municipais do estado do Rio de Janeiro, apresentamos uma reflexão teórico-prática sobre esses conceitos. Como resultado, é possível afirmar que se constitui organização curricular, na escola de tempo integral, um conjunto de processos visando articular experiências pedagógicas que se desdobram em torno do conhecimento, mas que incorporam elementos como tempo, espaço, sujeitos e os próprios conhecimentos escolares. Palavras chave: Escola em tempo integral. Organização curricular. Currículo.

Biografia do Autor

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UNIRIO. Coordenadora do NEEPHI-Núcleo de Estudos-Tempos, Espaços e Educação Integral

Dayse Martins Hora, Universidade Católica de Petrópolis/UCP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UCP. Membro do NEEPHI-Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral.

Alessandra Victor Rosa, Pontifícia Universidade Católica/PUC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/PUC-RJ. Membro do NEEPHI-Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral.

Downloads

Publicado

03-11-2014

Como Citar

Coelho, L. M. C. da C., Hora, D. M., & Rosa, A. V. (2014). ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: PRECISANDO UM CONCEITO E(M) SUA (S) PRÁTICA(S). Revista Teias, 16(40), 155–173. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24556

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua