DIFERENÇAS, SEXUALIDADES E SUBJETIVIDADES EM JOGO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Anderson Ferrari Faculdade de Educação UFJF
  • Roney Polato de Castro

Palavras-chave:

Diferença, sexualidade, subjetividade, escola.

Resumo

Uma carta escrita e enviada por uma coordenadora de Escola Pública. Um pedido de “ajuda” referente aos acontecimentos que se organizam na escola em torno das relações de Gênero e Sexualidades. Um movimento que vem aumentando e fortalecendo: a expressão das sexualidades nos alunos e alunas que reivindicam “novas escolas”, “novos professores”, “novos conhecimentos”. Uma conjuntura que nos convida pensar dois aspectos. O primeiro diz da rapidez e da ansiedade em classificar os alunos e alunas a partir daquilo que está no corpo ou no comportamento. O segundo aspecto é aquele da distância entre a formação inicial, a potencialidade do contexto escolar e a necessidade de saber. A sala de aula e o contexto escolar são espaços de vitalidade e de imprevisibilidade, algo talvez impossível de ser trabalhado na formação inicial. Nos aproximando da perspectiva pós-estruturalista, tomamos esta carta como foco de análise deste artigo para pensar as condições de emergência do que está posto na escrita. Queremos problematizar os processos que organizam tal solicitação, que é um movimento que não diz somente deste caso, mas se amplia num movimento cada vez mais frequente.

Biografia do Autor

Anderson Ferrari, Faculdade de Educação UFJF

Pós doutor em Cultura Visual e Educação pela Universidade de Barcelona. Doutor em Educação pela Unicamp. Professor Adjunto da Faculdade de Educação. Professor Permanente do PPGE-UFJF.

Downloads

Publicado

11-03-2015

Como Citar

Ferrari, A., & Castro, R. P. de. (2015). DIFERENÇAS, SEXUALIDADES E SUBJETIVIDADES EM JOGO NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Teias, 16(40), 56–71. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24550