FORMAÇÃO ECOSÓFICA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO CARTOGRÁFICA.

Autores

  • Roselaine Machado Albernaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul - Campus Pelotas
  • Cynthia Farina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul - Campus Pelotas

Palavras-chave:

Formação. Cartografia. Experiência. Ecosofia

Resumo

Este texto ensaia formas de pensar a formação de uma professora de matemática a partir do método cartográfico. Traz um conto kafkiano e três experiências estéticas para criar uma formação que atenta para as experiências vividas. Tal prática permitiu propor o conceito de Formação Ecosófica, um procedimento não normativo que dá atenção aos processos de subjetivação. A escolha teórica é pelas filosofias da diferença articulando autores vindos dos campos da filosofia e da educação, Deleuze, Guattari, Foucault, Larrosa, com autores do campo da arte e da literatura, tais como, Lygia Clark, Clarice Lispector, Kafka.

Biografia do Autor

Roselaine Machado Albernaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul - Campus Pelotas

Doutora e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Membro do Grupo interinstitucional de Pesquisa Educação e contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia - EXPERIMENTA.

Cynthia Farina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul - Campus Pelotas

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona (Espanha) com Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Líder do Grupo interinstitucional de Pesquisa Educação e contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia - EXPERIMENTA.

Downloads

Publicado

21-05-2015

Como Citar

Albernaz, R. M., & Farina, C. (2015). FORMAÇÃO ECOSÓFICA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO CARTOGRÁFICA. Revista Teias, 16(42), 208–221. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24542

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua