FORMAÇÃO ECOSÓFICA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO CARTOGRÁFICA.
Resumo
Este texto ensaia formas de pensar a formação de uma professora de matemática a partir do método cartográfico. Traz um conto kafkiano e três experiências estéticas para criar uma formação que atenta para as experiências vividas. Tal prática permitiu propor o conceito de Formação Ecosófica, um procedimento não normativo que dá atenção aos processos de subjetivação. A escolha teórica é pelas filosofias da diferença articulando autores vindos dos campos da filosofia e da educação, Deleuze, Guattari, Foucault, Larrosa, com autores do campo da arte e da literatura, tais como, Lygia Clark, Clarice Lispector, Kafka.
Palavras-chave
Formação. Cartografia. Experiência. Ecosofia
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias