POR UMA POESIA PARA INFÂNCIA

Ninfa Parreiras

Resumo


A poesia pode fazer parte da vida da criança desde muito cedo. O bebê é embalado com cantigas que são pequenos poemas folclóricos, os acalantos. Isso faz parte da cultura de muitos países, em especial, do Brasil, com uma herança folclórica diversificada, pelos povos dos quais herdamos tantas tradições populares. Mais tarde, cantigas de roda, trava línguas, quadrinhas, adivinhas, parlendas e outras modalidades de poemas da oralidade são transmitidos às crianças de pouca idade. Ora na família, ora na escola. E até mesmo em espaços de socialização: na rua, praças, áreas de lazer. A obra organizada pelo poeta Leo Cunha, Poesia para crianças, conceitos, tendências e práticas, reúne seis artigos de cinco autores sobre a poesia para a infância. O livro traz capítulos autônomos que podem ser lidos separadamente, mas que tratam de conteúdos que estão relacionados à poesia na vida da criança. Logo, um capítulo pode completar outro.

Palavras-chave


Literatura; Poesia; Infância

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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