UM SUJEITO LEITOR PARA A LITERATURA NA ESCOLA. ENTREVISTA COM ANNIE ROUXEL
Resumo
Annie Rouxel é professora emérita em Língua e Literatura Francesas na Universidade Bordeaux 4. Suas pesquisas se voltam para a recepção e o ensino da leitura literária. É autora, entre outros, dos livros Enseigner la lecture littéraire (PUR, 1996), e Du corpus scolaire à la bibliothèque intérieure (PUR, 2009). Junto com outros professores vinculados à didática da literatura tem aprofundado investigações sobre a noção de “sujeito leitor”, vertente teórica que, a partir de 2004, tem rapidamente se difundido na França e fecundado as propostas e orientações oficiais sobre o ensino de leitura literária.
Sua trajetória de professora começa no ensino básico, passa a responsável por formação de professores em nível regional (organização de cursos, preparação para concursos internos, grupos de pesquisa e formação), pela docência acadêmica na Universidade de Rennes 2 e em seguida na IUFM – Institut de Formation de Maîtres, de Aquitaine. Os IUFM foram importantes no desenvolvimento da formação profissional de professores e pesquisadores em didática, atualmente substituídos pelas ESPE: École Supérieur du professorat et de la Formation.
Esta entrevista foi realizada ao longo do mês de abril de 2015 por e-mail.
Sua trajetória de professora começa no ensino básico, passa a responsável por formação de professores em nível regional (organização de cursos, preparação para concursos internos, grupos de pesquisa e formação), pela docência acadêmica na Universidade de Rennes 2 e em seguida na IUFM – Institut de Formation de Maîtres, de Aquitaine. Os IUFM foram importantes no desenvolvimento da formação profissional de professores e pesquisadores em didática, atualmente substituídos pelas ESPE: École Supérieur du professorat et de la Formation.
Esta entrevista foi realizada ao longo do mês de abril de 2015 por e-mail.
Palavras-chave
Educação, Infância, Literatura
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias