UM SUJEITO LEITOR PARA A LITERATURA NA ESCOLA. ENTREVISTA COM ANNIE ROUXEL

Autores

  • Neide Luzia de Rezende Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)
  • Gabriela Rodella de Oliveira Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Palavras-chave:

Educação, Infância, Literatura

Resumo

Annie Rouxel é professora emérita em Língua e Literatura Francesas na Universidade Bordeaux 4. Suas pesquisas se voltam para a recepção e o ensino da leitura literária. É autora, entre outros, dos livros Enseigner la lecture littéraire (PUR, 1996), e Du corpus scolaire à la bibliothèque intérieure (PUR, 2009). Junto com outros professores vinculados à didática da literatura tem aprofundado investigações sobre a noção de “sujeito leitor”, vertente teórica que, a partir de 2004, tem rapidamente se difundido na França e fecundado as propostas e orientações oficiais sobre o ensino de leitura literária. Sua trajetória de professora começa no ensino básico, passa a responsável por formação de professores em nível regional (organização de cursos, preparação para concursos internos, grupos de pesquisa e formação), pela docência acadêmica na Universidade de Rennes 2 e em seguida na IUFM – Institut de Formation de Maîtres, de Aquitaine. Os IUFM foram importantes no desenvolvimento da formação profissional de professores e pesquisadores em didática, atualmente substituídos pelas ESPE: École Supérieur du professorat et de la Formation. Esta entrevista foi realizada ao longo do mês de abril de 2015 por e-mail.

Biografia do Autor

Neide Luzia de Rezende, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Professora de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), orienta pesquisas na área de formação de professores e ensino de língua e literatura. Coordena o Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FE-USP) e participa do grupo interinstitucional de pesquisa Literatura e Educação (Ifes-Guarapari, Ifes-Piúma, Ufes, UFPR, Unicentro, Unifesp, UPNFM-Honduras, USP e UVV-ES). Tem publicado vários livros e artigos sobre o ensino de literatura.

Gabriela Rodella de Oliveira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Professora Doutora Contratada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Bacharel em Letras pela FFLCH-USP e Licenciada pela FE-USP, desenvolveu mestrado na área de Linguagem e Educação sobre práticas de leitura literária de professores de português (2008) e doutorado sobre práticas e representações de leitura literária de adolescentes (2013), ambos pela FE-USP. É autora de coleção de livros didáticos de Português para o EF II, atua em oficinas de formação de professores e integra o Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FE-USP) e o grupo interinstitucional de pesquisa Literatura e Educação (Ifes-Guarapari, Ifes-Piúma, Ufes, UFPR, Unicentro, Unifesp, UPNFM-Honduras, USP e UVV-ES).

Downloads

Publicado

13-05-2015

Como Citar

de Rezende, N. L., & de Oliveira, G. R. (2015). UM SUJEITO LEITOR PARA A LITERATURA NA ESCOLA. ENTREVISTA COM ANNIE ROUXEL. Revista Teias, 16(41), 280–294. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24526