FORMAÇÃO, ARTE, INVENÇÃO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Jonathan Taveira Braga, Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo

Resumo


Partindo do pressuposto de que os procedimentos artísticos são focos de interesses em distintas áreas epistemológicas, esse texto contorna as contribuições teóricas da perspectiva pós-moderna na pesquisa em educação, tendo como fio condutor a dimensão estética da formação – vista como experiência e produção de subjetividades. Percorrendo as colocações em torno de um fazer-arte distintas das questões que rondam o ensino de arte, estaremos adiante situando tais práticas culturais dentro de um contexto histórico da produção de pensamentos que permite observar os modos de existência como uma possibilidade artística. Nos esforços para analisar as condições de produção na contemporaneidade, a perspectiva pós-moderna traz compreensões críticas em torno das formas sensíveis de ser e estar no mundo.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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