FORMAÇÃO, ARTE, INVENÇÃO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Jonathan Taveira Braga Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Partindo do pressuposto de que os procedimentos artísticos são focos de interesses em distintas áreas epistemológicas, esse texto contorna as contribuições teóricas da perspectiva pós-moderna na pesquisa em educação, tendo como fio condutor a dimensão estética da formação – vista como experiência e produção de subjetividades. Percorrendo as colocações em torno de um fazer-arte distintas das questões que rondam o ensino de arte, estaremos adiante situando tais práticas culturais dentro de um contexto histórico da produção de pensamentos que permite observar os modos de existência como uma possibilidade artística. Nos esforços para analisar as condições de produção na contemporaneidade, a perspectiva pós-moderna traz compreensões críticas em torno das formas sensíveis de ser e estar no mundo.

Biografia do Autor

Jonathan Taveira Braga, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor de Artes na Educação Básica. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ 2014) na linha de pesquisa Linguagem - Experiência - Memória - Formação. Graduado em Educação Artística - Licenciatura em Artes Plásticas - pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/ 2010) e graduação em Comunicação Social - Bacharelado em Publicidade e Propaganda - pela Universidade de Franca (UNIFRAN/ 2004). Tem experiência na área de Artes, com ênfase nos processos inventivos em artes visuais e atuando principalmente nos seguintes temas: arte, subjetividade, formação e experiência.

Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1974), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutorado na Universidade de Barcelona, Espanha (2008). É livre-docente em Didática pela Universidade Estadual Paulista, tendo realizado o concurso na disciplina Leitura e Escrita: das práticas culturais às práticas pedagógicas. Atualmente é professora adjunta na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, junto ao Departamento de Educação, onde trabalha como professora na área de Didática. É credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Instituto de Biociências - Rio Claro, integrante da Linha de Pesquisa Linguagem - Experiência - Memória - Formação. Integrou, como vice-presidente, a Diretoria da Associação de Leitura do Brasil (biênio 2009-2010). Membro do Corpo Editorial / editora chefe da Revista Educação: Teoria e Prática, Membro do Comitê Editorial do Cadernos CEDES (desde 2013) e Membro do Corpo Editorial da Revista Leitura: Teoria e Prática (2007 a 2010). É sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. É membro associado da ALB, da ANPEd, da SBPC. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, ato de escrever, educação de jovens e adultos, escrita e práticas culturais.

Downloads

Publicado

01-04-2015

Como Citar

Braga, J. T., & Martins de Camargo, M. R. R. (2015). FORMAÇÃO, ARTE, INVENÇÃO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista Teias, 16(41), 263–279. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24525

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua