OS INSTITUTOS FEDERAIS SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA

Autores

  • Wilma Maria Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O grande debate que circula na maioria dos espaços didático-pedagógicos nos Institutos federais é certamente os desafios e as possibilidades do ensino integrado na educação profissional. Assuntos como a trajetória da educação profissional do Brasil, as dicotomias Educação e Trabalho e Educação e cidadania são amplamente discutidos e pesquisados. Este artigo de revisão bibliográfica não abordará diretamente a discussão do ensino médio integrado, mas contribuirá na compreensão da concepção de educação profissional como instrumento emancipatório na qual a formação humana e política alicerçam a formação para o trabalho. O pensamento marxista da relação educação, trabalho e cidadania postulado por Gramsci (1995) e discutido por Freire (1987), Frigotto (2001), e Arroyo (2010) fundamentará algumas reflexões apresentadas neste trabalho. Todavia, o objetivo principal deste trabalho é discutir o fazer pedagógico do ensino técnico-profissional, sob o prisma da Educação Integral e Integrada, entendendo que essa discussão também se faz necessária no âmbito dos Institutos Federais de Educação em todo o Brasil.

Biografia do Autor

Wilma Maria Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Universidade Federal de Viçosa

Mestranda do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) e Especialização em Linguística pela mesma instituição (2006). Atualmente é professora do IFNMG- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas, onde leciona as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação Técnica. Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa.

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Publicado

17-01-2015

Como Citar

Pereira, W. M. (2015). OS INSTITUTOS FEDERAIS SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA. Revista Teias, 16(41), 250–262. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24524

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua