OS INSTITUTOS FEDERAIS SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA
Resumo
O grande debate que circula na maioria dos espaços didático-pedagógicos nos Institutos federais é certamente os desafios e as possibilidades do ensino integrado na educação profissional. Assuntos como a trajetória da educação profissional do Brasil, as dicotomias Educação e Trabalho e Educação e cidadania são amplamente discutidos e pesquisados. Este artigo de revisão bibliográfica não abordará diretamente a discussão do ensino médio integrado, mas contribuirá na compreensão da concepção de educação profissional como instrumento emancipatório na qual a formação humana e política alicerçam a formação para o trabalho. O pensamento marxista da relação educação, trabalho e cidadania postulado por Gramsci (1995) e discutido por Freire (1987), Frigotto (2001), e Arroyo (2010) fundamentará algumas reflexões apresentadas neste trabalho. Todavia, o objetivo principal deste trabalho é discutir o fazer pedagógico do ensino técnico-profissional, sob o prisma da Educação Integral e Integrada, entendendo que essa discussão também se faz necessária no âmbito dos Institutos Federais de Educação em todo o Brasil.Downloads
Publicado
17-01-2015
Como Citar
PEREIRA, Wilma Maria. OS INSTITUTOS FEDERAIS SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 250–262, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24524. Acesso em: 10 maio. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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