ANÁLISE DO SENTIDO/SIGNIFICADO ATRIBUÍDO À EDUCAÇÃO FÍSICA NO DOCUMENTO “POR UMA POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE DA BASE NACIONAL COMUM A PARTIR DO DIREITO À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO” DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Gabriel Humberto Muñoz Palafox

Resumo


O objetivo deste trabalho é refletir à luz da Teoria Crítica de Currículo e da dialética-hermenêutica, sobre o sentido/significado atribuído à Educação Física Escolar no documento “Por uma política curricular para a educação básica - contribuição ao debate da base nacional comum a partir do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento” do Ministério da Educação. A análise revela que, apesar de ser apresentada uma nova “roupagem curricular”, o discurso oficial continua a ser construído, tal como aconteceu no final do século passado, sob os preceitos da “ambiguidade epistemológica”, do “ecletismo”, da “pluralidade científica e social” e do pensamento binário/dicotomizado, agora associados à formação de uma “racionalidade substantiva” fortemente subjetivada pela racionalidade técnica e o idealismo filosófico.

Palavras-chave


Educação; Educação Física; Currículo; Educação Básica

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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