ANÁLISE DO SENTIDO/SIGNIFICADO ATRIBUÍDO À EDUCAÇÃO FÍSICA NO DOCUMENTO “POR UMA POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE DA BASE NACIONAL COMUM A PARTIR DO DIREITO À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO” DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Gabriel Humberto Muñoz Palafox UFU

Palavras-chave:

Educação, Educação Física, Currículo, Educação Básica

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir à luz da Teoria Crítica de Currículo e da dialética-hermenêutica, sobre o sentido/significado atribuído à Educação Física Escolar no documento “Por uma política curricular para a educação básica - contribuição ao debate da base nacional comum a partir do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento” do Ministério da Educação. A análise revela que, apesar de ser apresentada uma nova “roupagem curricular”, o discurso oficial continua a ser construído, tal como aconteceu no final do século passado, sob os preceitos da “ambiguidade epistemológica”, do “ecletismo”, da “pluralidade científica e social” e do pensamento binário/dicotomizado, agora associados à formação de uma “racionalidade substantiva” fortemente subjetivada pela racionalidade técnica e o idealismo filosófico.

Biografia do Autor

Gabriel Humberto Muñoz Palafox, UFU

Docente Associado IV, dedicação exclusiva. Lotado na Faculdade de Educação Física e professor permanente do Programa de Pós-graduação em educação, linha Políticas e Gestão da Educação, da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

01-04-2015

Como Citar

Muñoz Palafox, G. H. (2015). ANÁLISE DO SENTIDO/SIGNIFICADO ATRIBUÍDO À EDUCAÇÃO FÍSICA NO DOCUMENTO “POR UMA POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE DA BASE NACIONAL COMUM A PARTIR DO DIREITO À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO” DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Revista Teias, 16(41), 223–249. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24523

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua