COMO ESTRELAS NA TERRA: PERCEPÇÕES INFANS SOB A “NOVA” ERA
Resumo
A partir do filme Como estrelas na Terra - toda criança é especial, tematiza-se o conflito: experiências da infância versus o logos exigido pela escola, na modernidade. Questionam-se valores e o tempo na sociedade capitalista, assim como o olhar dos especialistas, na educação, se estariam atentos à dimensão infans dos escolares e de si mesmos. Chamam atenção as percepções do protagonista, bastantes representativas de como uma criança enxerga, experiência e imagina o mundo em tempo, espaço e modos distintos do adulto. Salientam-se os recursos utilizados pelo cineasta para trazer o expectador à óptica em questão. A discussão é fundamentada, majoritariamente, no conceito de experiência, de Walter Benjamin, e autores afins que tematizam a infância e sua (in)visibilidade.
Palavras-chave
infância, cinema, escola, inclusão, sociedade
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias