COMO ESTRELAS NA TERRA: PERCEPÇÕES INFANS SOB A “NOVA” ERA

Autores

  • Ana Beatriz Machado Freitas PUC Goiás

Palavras-chave:

infância, cinema, escola, inclusão, sociedade

Resumo

A partir do filme Como estrelas na Terra - toda criança é especial, tematiza-se o conflito: experiências da infância versus o logos exigido pela escola, na modernidade. Questionam-se valores e o tempo na sociedade capitalista, assim como o olhar dos especialistas, na educação, se estariam atentos à dimensão infans dos escolares e de si mesmos. Chamam atenção as percepções do protagonista, bastantes representativas de como uma criança enxerga, experiência e imagina o mundo em tempo, espaço e modos distintos do adulto. Salientam-se os recursos utilizados pelo cineasta para trazer o expectador à óptica em questão. A discussão é fundamentada, majoritariamente, no conceito de experiência, de Walter Benjamin, e autores afins que tematizam a infância e sua (in)visibilidade.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Machado Freitas, PUC Goiás

Pedagoga, mestre em Psicologia, doutoranda em Educação,atuação na Educação Especial.

Downloads

Publicado

09-06-2015

Como Citar

Freitas, A. B. M. (2015). COMO ESTRELAS NA TERRA: PERCEPÇÕES INFANS SOB A “NOVA” ERA. Revista Teias, 16(41), 192–204. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24521

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua