A LITERATURA INFANTO-INFANTIL NO LETRAMENTO DA CRIANÇA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE ENTRE TRAMAS E DISCURSOS DE PERSONAGENS

Francisco Renato Lima, Maria Angélica Freire de Carvalho

Resumo


Considere uma situação expressa pelas ideias: “no País das maravilhas com Alice; brincando de monarca com um pequeno príncipe; escutando as histórias de Emília”. A partir delas propõe-se esta reflexão que se desenvolve sob o enredo de um príncipe, uma boneca de pano e uma menina sonhadora. Assim, “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry; “Memórias da Emília”, de Monteiro Lobato; e “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll convidam à leitura que se propõe neste estudo, o qual analisa a importância da literatura infanto-juvenil na formação letrada do jovem leitor. Os personagens das histórias revelam traços de letramento, pela construção de pontes de sentidos entre o mundo simbólico da obra literária e o mundo real do leitor, que tem a linguagem como fonte de seus enredos.

Palavras-chave


Literatura Infanto-juvenil. Formação de Leitores. Letramento.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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