A LITERATURA INFANTO-INFANTIL NO LETRAMENTO DA CRIANÇA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE ENTRE TRAMAS E DISCURSOS DE PERSONAGENS

Autores

  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Maria Angélica Freire de Carvalho Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Literatura Infanto-juvenil. Formação de Leitores. Letramento.

Resumo

Considere uma situação expressa pelas ideias: “no País das maravilhas com Alice; brincando de monarca com um pequeno príncipe; escutando as histórias de Emília”. A partir delas propõe-se esta reflexão que se desenvolve sob o enredo de um príncipe, uma boneca de pano e uma menina sonhadora. Assim, “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry; “Memórias da Emília”, de Monteiro Lobato; e “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll convidam à leitura que se propõe neste estudo, o qual analisa a importância da literatura infanto-juvenil na formação letrada do jovem leitor. Os personagens das histórias revelam traços de letramento, pela construção de pontes de sentidos entre o mundo simbólico da obra literária e o mundo real do leitor, que tem a linguagem como fonte de seus enredos.

Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (FSA. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM). Especialista em Docência para o Ensino Superior (IESM). Com experiência profissional na rede privada e pública de ensino básico e superior. Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, com ênfase em temas como: Alfabetização, Letramento, Processos Cognitivos de Leitura e Escrita, Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa, Dificuldades de Aprendizagem, Formação Docente, Tecnologias educacionais, Multiletramentos e questões relativas à EaD. Atualmente é Mestrando em Letras Estudos da Linguagem, na Linha de Pesquisa: Linguagem e Discurso: Análise e Variação, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Angélica Freire de Carvalho.

Maria Angélica Freire de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Dedicou-se às questões de Educação nos processos formativos à distância. Integra o grupo de pesquisa PROLETRAS, na UFPI, grupo de pesquisa em Lingua e Linguagem, práticas multiletradas, delimitando os estudos sobre produção textual, leitura, teoria e prática. Atuou na colaboração, produção e revisão de materiais didáticos impressos e digitais para Ensino a distância (EaD). Desenvolveu consultorias e projetos, a entidades públicas e privadas, no âmbito municipal e estadual. Atuou como analista educacional no programa televisivio Salto para o Futuro, programa de formação continuada a distância SEED/MEC, produzido pela TV Brasil (www.tvbrasil.com.br/salto). No trabalho desenvolvido no Programa, acompanhou a elaboração de vídeos e boletins educativos sobre séries temáticas, interagiu com professores especialistas e telecursistas no processo de realização dos debates ao vivo. Participou do Programa de qualificação docente de ensino de língua portuguesa no Timor-Leste, representando o governo brasileiro na qualidade de bolsista da Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior CAPES.

Downloads

Publicado

11-05-2015

Como Citar

Lima, F. R., & Freire de Carvalho, M. A. (2015). A LITERATURA INFANTO-INFANTIL NO LETRAMENTO DA CRIANÇA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE ENTRE TRAMAS E DISCURSOS DE PERSONAGENS. Revista Teias, 16(41), 160–176. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24519

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua