APROPRIAÇÃO DA CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO DE DETETIVE

Selma Aparecida Ferreira da Costa, Ana Maria Eesteves Bortolanza

Resumo


O objetivo do artigo é a análise da apropriação da cultura escrita por meio da brincadeira em uma turma de crianças de 5 anos de idade, de uma escola de educação infantil situada em Minas Gerais. Subsidiam a análise os fundamentos teórico-metodológicos na perspectiva histórico-cultural, especificamente a Escola de Vygotsky. Considera-se fundamentalmente a natureza social do desenvolvimento psíquico e seu caráter interfuncional e o papel fundamental dos signos como artefatos semióticos propulsores do desenvolvimento da criança, isto é, a linguagem. A análise mostrou que as crianças pequenas apropriam-se da cultura escrita desde que lhes seja apresentada em atividades significativas para as quais elas se motivem para assimilar e objetivar a escrita em seus usos e funções.

Palavras-chave


Cultura escrita. Brincadeira de papeis sociais. Educação Infantil

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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