APROPRIAÇÃO DA CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO DE DETETIVE

Autores

  • Selma Aparecida Ferreira da Costa SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERABA UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE
  • Ana Maria Eesteves Bortolanza UNIVERSIDADE DE UBERABA

Palavras-chave:

Cultura escrita. Brincadeira de papeis sociais. Educação Infantil

Resumo

O objetivo do artigo é a análise da apropriação da cultura escrita por meio da brincadeira em uma turma de crianças de 5 anos de idade, de uma escola de educação infantil situada em Minas Gerais. Subsidiam a análise os fundamentos teórico-metodológicos na perspectiva histórico-cultural, especificamente a Escola de Vygotsky. Considera-se fundamentalmente a natureza social do desenvolvimento psíquico e seu caráter interfuncional e o papel fundamental dos signos como artefatos semióticos propulsores do desenvolvimento da criança, isto é, a linguagem. A análise mostrou que as crianças pequenas apropriam-se da cultura escrita desde que lhes seja apresentada em atividades significativas para as quais elas se motivem para assimilar e objetivar a escrita em seus usos e funções.

Biografia do Autor

Selma Aparecida Ferreira da Costa, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERABA UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE

Professora da rede municipal de educação de Uberaba. Atualmente atua na Secretaria de Educação, na formação continuada de professores de educação infantil

Ana Maria Eesteves Bortolanza, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE Pós-doutorado na Universidade de Évora, Portugal Doutora pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

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Publicado

23-04-2015

Como Citar

Ferreira da Costa, S. A., & Eesteves Bortolanza, A. M. (2015). APROPRIAÇÃO DA CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO DE DETETIVE. Revista Teias, 16(41), 142–159. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24518

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua