ENTRE AS CULTURAS DA INFÂNCIA E A ROTINA ESCOLAR: EM BUSCA DO SENTIDO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Palavras-chave:

Educação Infantil

Resumo

O artigo é decorrente de uma pesquisa fundamentada nos Estudos da Infância que teve como objetivo visibilizar o ponto de vista de um grupo de crianças sobre os sentidos do tempo na rotina de uma escola de Educação Infantil. Metodologicamente, foram desenvolvidas rodas de conversa com as crianças, cuja pauta foi a rotina escolar. A leitura do material coletado possibilitou a definição de três focos analíticos: a pedagogia das atividades, o mito da precocidade infantil e as crianças como designers de linguagens. A partir das análises, foi possível inferir que as crianças, a partir de suas culturas infantis, ensinam que o tempo é um articulador de vida e que pode ser experimentado de modos diferentes a partir de práticas e relações cotidianas menos verticais.

Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Educação (UFRGS), Pós-Doutor em Educação (UFPEL). Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professor do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH - UFFS). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Culturas e Políticas contemporâneas (UFFS).

Downloads

Publicado

07-05-2015

Como Citar

Carvalho, R. S. de. (2015). ENTRE AS CULTURAS DA INFÂNCIA E A ROTINA ESCOLAR: EM BUSCA DO SENTIDO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias, 16(41), 124–141. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24517

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua