ENTRE AS CULTURAS DA INFÂNCIA E A ROTINA ESCOLAR: EM BUSCA DO SENTIDO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Rodrigo Saballa de Carvalho

Resumo


O artigo é decorrente de uma pesquisa fundamentada nos Estudos da Infância que teve como objetivo visibilizar o ponto de vista de um grupo de crianças sobre os sentidos do tempo na rotina de uma escola de Educação Infantil. Metodologicamente, foram desenvolvidas rodas de conversa com as crianças, cuja pauta foi a rotina escolar. A leitura do material coletado possibilitou a definição de três focos analíticos: a pedagogia das atividades, o mito da precocidade infantil e as crianças como designers de linguagens. A partir das análises, foi possível inferir que as crianças, a partir de suas culturas infantis, ensinam que o tempo é um articulador de vida e que pode ser experimentado de modos diferentes a partir de práticas e relações cotidianas menos verticais.

Palavras-chave


Educação Infantil

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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