INFÂNCIA E LITERATURA: ENTRE CONCEITOS, PALAVRAS E IMAGENS

Autores

  • Patricia Corsino UFRJ

Palavras-chave:

Infância- linguagem- Literatura infantil

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre infância e literatura na perspectiva de compreender a literatura infantil como arte e o livro infantil contemporâneo como espaço de articulação entre os discursos verbal e visual. O texto inicialmente discute os conceitos de infância e literatura, compreendendo que são historicamente produzidos e que a literatura infantil está em articulação com ambos os conceitos. Num segundo momento, aborda literatura como arte e sua especificidade, trazendo o livro “Raposa”, de Margaret Wild e Ron Brooks, para dialogar com as seis propostas de Ítalo Calvino (1990) e o direito à literatura defendido por Candido (2011). Finaliza refletindo sobre a consistência que uma literatura arte pode dar à própria existência.

Biografia do Autor

Patricia Corsino, UFRJ

Professora Adjunto do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ Professora do PPGE-UFRJ

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Publicado

17-06-2015

Como Citar

Corsino, P. (2015). INFÂNCIA E LITERATURA: ENTRE CONCEITOS, PALAVRAS E IMAGENS. Revista Teias, 16(41), 108–123. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24516