INFÂNCIA E LITERATURA: ENTRE CONCEITOS, PALAVRAS E IMAGENS
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre infância e literatura na perspectiva de compreender a literatura infantil como arte e o livro infantil contemporâneo como espaço de articulação entre os discursos verbal e visual. O texto inicialmente discute os conceitos de infância e literatura, compreendendo que são historicamente produzidos e que a literatura infantil está em articulação com ambos os conceitos. Num segundo momento, aborda literatura como arte e sua especificidade, trazendo o livro “Raposa”, de Margaret Wild e Ron Brooks, para dialogar com as seis propostas de Ítalo Calvino (1990) e o direito à literatura defendido por Candido (2011). Finaliza refletindo sobre a consistência que uma literatura arte pode dar à própria existência.
Palavras-chave
Infância- linguagem- Literatura infantil
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias