NARRATIVA JUVENIL BRASILEIRA NO ACERVO PNBE 2013: FACES URBANAS DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Palavras-chave:
Literatura juvenil contemporânea, PNBE, representação, cidadeResumo
Ao eleger as narrativas que compuseram o acervo PNBE 2013 para os anos finais do ensino fundamental como corpus de pesquisa, buscou-se selecionar um conjunto de textos que fosse representativo dentro do campo literário, seja em função da importância estatal do programa como pelo modo de seleção institucional dos textos. A análise procurou, por meio de metodologia quali-quantitativa, desenvolvida por Dalcastagnè (2007), realizar um levantamento da representação de grupos sociais presentes nas histórias. Nelas, observou-se a prevalência do espaço urbano como característica constitutiva, tornando a cidade um elemento preponderante para interpretação dos dados, uma vez que a espacialidade se reveste de um caráter social e político na medida em que é parte da cultura.Downloads
Publicado
17-06-2015
Como Citar
ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. NARRATIVA JUVENIL BRASILEIRA NO ACERVO PNBE 2013: FACES URBANAS DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 89–107, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24515. Acesso em: 10 dez. 2024.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.