NARRATIVA JUVENIL BRASILEIRA NO ACERVO PNBE 2013: FACES URBANAS DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Resumo
Ao eleger as narrativas que compuseram o acervo PNBE 2013 para os anos finais do ensino fundamental como corpus de pesquisa, buscou-se selecionar um conjunto de textos que fosse representativo dentro do campo literário, seja em função da importância estatal do programa como pelo modo de seleção institucional dos textos. A análise procurou, por meio de metodologia quali-quantitativa, desenvolvida por Dalcastagnè (2007), realizar um levantamento da representação de grupos sociais presentes nas histórias. Nelas, observou-se a prevalência do espaço urbano como característica constitutiva, tornando a cidade um elemento preponderante para interpretação dos dados, uma vez que a espacialidade se reveste de um caráter social e político na medida em que é parte da cultura.
Palavras-chave
Literatura juvenil contemporânea, PNBE, representação, cidade
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias