NARRATIVA JUVENIL BRASILEIRA NO ACERVO PNBE 2013: FACES URBANAS DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Mirian Hisae Yaegashi Zappone Professora Associada do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Doutorado em Literatura e outras manifestações culturais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Realiza, atualmente, estágio de pós-doutorado na Universidade de Brasília, sob a supervisão da Profa. Dra. Regina Dalcastagnè.

Palavras-chave:

Literatura juvenil contemporânea, PNBE, representação, cidade

Resumo

Ao eleger as narrativas que compuseram o acervo PNBE 2013 para os anos finais do ensino fundamental como corpus de pesquisa, buscou-se selecionar um conjunto de textos que fosse representativo dentro do campo literário, seja em função da importância estatal do programa como pelo modo de seleção institucional dos textos. A análise procurou, por meio de metodologia quali-quantitativa, desenvolvida por Dalcastagnè (2007), realizar um levantamento da representação de grupos sociais presentes nas histórias. Nelas, observou-se a prevalência do espaço urbano como característica constitutiva, tornando a cidade um elemento preponderante para interpretação dos dados, uma vez que a espacialidade se reveste de um caráter social e político na medida em que é parte da cultura.

Biografia do Autor

Mirian Hisae Yaegashi Zappone, Professora Associada do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Doutorado em Literatura e outras manifestações culturais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Realiza, atualmente, estágio de pós-doutorado na Universidade de Brasília, sob a supervisão da Profa. Dra. Regina Dalcastagnè.

Professora Associada do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Doutorado em Literatura e outras manifestações culturais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Realiza, atualmente, estágio de pós-doutorado na Universidade de Brasília, sob a supervisão da Profa. Dra. Regina Dalcastagnè.

Downloads

Publicado

17-06-2015

Como Citar

Zappone, M. H. Y. (2015). NARRATIVA JUVENIL BRASILEIRA NO ACERVO PNBE 2013: FACES URBANAS DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL. Revista Teias, 16(41), 89–107. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24515