PARA A PETIZADA INNOCENTE: ENCANTO, DIVERSÃO E LIÇÕES DE CONDUTA NA REVISTA O TICO-TICO (1905-1910)

Autores

  • Cíntia Borges de Almeida Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integrante da linha de pesquisa “Instituições, Práticas Educativas e História”/ bolsista CAPES.
  • Aline Santos Costa Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integrante da linha de pesquisa “Instituições, Práticas Educativas e História”.

Palavras-chave:

revista O Tico-Tico, criança, público-leitor, lições de conduta.

Resumo

O início do século XX foi marcado por projetos que visavam à formação da identidade nacional e à construção da república brasileira. A imprensa também sofreu transformações, ampliando seu papel e abrangendo novas áreas, temáticas e funções, a fim de participar desse processo. Nesse lumiar, O Tico-Tico foi criado em 1905 com a proposta de atender aos pequeninos, innocentes, simples, fazendo dessas crianças o seu público leitor. Este artigo tem por objetivo analisar contos e poemas publicados nos cinco primeiros anos da publicação, observando suas mensagens e representações associadas ao lema de diversão, encantamento, mas, também, adequação social. Entender o papel de O Tico-Tico na formação de novos cidadãos requer analisar as estratégias de formação social, apresentadas pelo veículo na disseminação de textos que apresentam incitação moral, de conduta e bons hábitos.

Biografia do Autor

Cíntia Borges de Almeida, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integrante da linha de pesquisa “Instituições, Práticas Educativas e História”/ bolsista CAPES.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integrante da linha de pesquisa “Instituições, Práticas Educativas e História”/ bolsista CAPES.

Aline Santos Costa, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integrante da linha de pesquisa “Instituições, Práticas Educativas e História”.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integrante da linha de pesquisa “Instituições, Práticas Educativas e História”.

Downloads

Publicado

17-06-2015

Como Citar

de Almeida, C. B., & Costa, A. S. (2015). PARA A PETIZADA INNOCENTE: ENCANTO, DIVERSÃO E LIÇÕES DE CONDUTA NA REVISTA O TICO-TICO (1905-1910). Revista Teias, 16(41), 54–71. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24513