LEITURAS NA (CON)FORMAÇÃO DA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE LEITURA MANUSCRITA (1901-1955)

Autores

  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990); Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997); Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006); pós-doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011); pós-doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). É professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando no curso de Pedagogia, especialização em Educação e mestrado em Educação. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013) na mesma Universidade. Integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), como representante suplente da região Centro-Oeste (2012-2014). Atualmente é vice-tesoureira da ABALF. É Editora-Chefe da revista Interfaces da Educação (PPGED/UEMS). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Lourenço Filho, história da escola primária, história da literatura infantil e juvenil, história do ensino de língua portuguesa e história da alfabetização.

Palavras-chave:

livro de leitura, formação, infância, literatura infantil

Resumo

Neste estudo, objetivou-se inventariar os textos do livro Leitura Manuscripta - lições colligidas, caracterizando autores, natureza e função, de modo a depreender o projeto de formação nele circunscrito, uma vez que se trata de um modelo singular de livro de leitura: o de leitura de diferentes caligrafias. Desse modo, pode-se afirmar que o livro supre uma necessidade social de seu tempo, oferecendo-se como material de leitura mais sofisticado e de acordo com os preceitos e urgências escolares. Para isso, os autores trasladados são modernos e renomados, tornando o livro de leitura um material de qualidade; os textos são de natureza informativa e ficcional, levando diversidade ao ensino da leitura e exercem função pedagógica e recreativa na formação e conformação da infância brasileira.

Downloads

Publicado

17-06-2015

Como Citar

Bertoletti, E. N. M. (2015). LEITURAS NA (CON)FORMAÇÃO DA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE LEITURA MANUSCRITA (1901-1955). Revista Teias, 16(41), 44–53. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24512