QUATRO DÉCADAS DE PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE LITERATURA INFANTIL: AVANÇOS, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • Maria do Rosário Longo Mortatti Professora Titular da UNESP - Universidade Estadual Paulista. Graduada em Letras (FFCL Araraquara), Mestre e Doutora em Educação (UNICAMP). Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Marília. É coordenadora do GPHELLB – Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”.
  • Fernando Rodrigues de Oliveira Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Graduado em Letras pela Faculdade da Alta Paulista e graduado em Pedagogia pela FFC-UNESP-Marília

Palavras-chave:

Literatura infantil, Teses e dissertações, História da literatura infantil, Brasil.

Resumo

Com o objetivo de contribuir para compreender a produção acadêmica brasileira sobre literatura infantil, analisam-se alguns aspectos das teses e dissertações sobre o tema, concluídas entre 1970 e 2012. Relacionando essa produção acadêmica com o movimento de expansão da produção de livros de literatura infantil, de iniciativas referentes à discussão de problemas e propostas relativas à leitura e à literatura infantil, de constituição do campo de conhecimento e de criação e expansão da pós-graduação no Brasil, enfocam-se avanços representados pelo aumento quantitativo de trabalhos sobre o tema e a distribuição por programas de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes regiões geográficas do país. Ao mesmo tempo em que vêm confirmar o crescente interesse e a importância dos estudos sobre literatura infantil brasileira, esses avanços são acompanhados de contradições, que representam importantes desafios aos pesquisadores, visando à proposição de novo temas, objetos e vertentes teórico-metodológicas para o desenvolvimento de novas pesquisas.

Biografia do Autor

Maria do Rosário Longo Mortatti, Professora Titular da UNESP - Universidade Estadual Paulista. Graduada em Letras (FFCL Araraquara), Mestre e Doutora em Educação (UNICAMP). Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Marília. É coordenadora do GPHELLB – Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”.

Professora Titular da UNESP - Universidade Estadual Paulista. Graduada em Letras (FFCL Araraquara), Mestre e Doutora em Educação (UNICAMP). Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Marília. É coordenadora do GPHELLB – Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”.

Fernando Rodrigues de Oliveira, Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Graduado em Letras pela Faculdade da Alta Paulista e graduado em Pedagogia pela FFC-UNESP-Marília

Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Graduado em Letras pela Faculdade da Alta Paulista e graduado em Pedagogia pela FFC-UNESP-Marília

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Publicado

17-06-2015

Como Citar

Mortatti, M. do R. L., & de Oliveira, F. R. (2015). QUATRO DÉCADAS DE PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE LITERATURA INFANTIL: AVANÇOS, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS. Revista Teias, 16(41), 10–32. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24510