QUATRO DÉCADAS DE PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE LITERATURA INFANTIL: AVANÇOS, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS
Resumo
Com o objetivo de contribuir para compreender a produção acadêmica brasileira sobre literatura infantil, analisam-se alguns aspectos das teses e dissertações sobre o tema, concluídas entre 1970 e 2012. Relacionando essa produção acadêmica com o movimento de expansão da produção de livros de literatura infantil, de iniciativas referentes à discussão de problemas e propostas relativas à leitura e à literatura infantil, de constituição do campo de conhecimento e de criação e expansão da pós-graduação no Brasil, enfocam-se avanços representados pelo aumento quantitativo de trabalhos sobre o tema e a distribuição por programas de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes regiões geográficas do país. Ao mesmo tempo em que vêm confirmar o crescente interesse e a importância dos estudos sobre literatura infantil brasileira, esses avanços são acompanhados de contradições, que representam importantes desafios aos pesquisadores, visando à proposição de novo temas, objetos e vertentes teórico-metodológicas para o desenvolvimento de novas pesquisas.
Palavras-chave
Literatura infantil; Teses e dissertações; História da literatura infantil; Brasil.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias