RELAÇÕES ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: EM PERSPECTIVA A REALIDADE DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL PAULISTA

Liliane Ribeiro de Mello, Regiane Helena Bertagna

Resumo


Este trabalho pretende evidenciar as práticas pedagógicas e avaliativas das professoras do 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual paulista, denominada Gama, diante das atuais políticas educacionais de currículo e avaliação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com observação em reuniões coletivas e em sala de aula das duas turmas de 5º ano da escola, entrevistas e análise documental. Problematizamos que diante das políticas educacionais atuais as práticas na escola tendem a seguir a lógica imposta externamente. É possível apreender dos dados analisados que os profissionais da escola Gama se pautam na proposta da SEE-SP para selecionar os conteúdos, fortemente influenciado pela exigência nas avaliações em larga escala e ainda há prática do modelo tradicional de avaliação da aprendizagem.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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