RELAÇÕES ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: EM PERSPECTIVA A REALIDADE DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL PAULISTA

Autores

  • Liliane Ribeiro de Mello Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, campus de Rio Claro.
  • Regiane Helena Bertagna

Resumo

Este trabalho pretende evidenciar as práticas pedagógicas e avaliativas das professoras do 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual paulista, denominada Gama, diante das atuais políticas educacionais de currículo e avaliação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com observação em reuniões coletivas e em sala de aula das duas turmas de 5º ano da escola, entrevistas e análise documental. Problematizamos que diante das políticas educacionais atuais as práticas na escola tendem a seguir a lógica imposta externamente. É possível apreender dos dados analisados que os profissionais da escola Gama se pautam na proposta da SEE-SP para selecionar os conteúdos, fortemente influenciado pela exigência nas avaliações em larga escala e ainda há prática do modelo tradicional de avaliação da aprendizagem.

Biografia do Autor

Liliane Ribeiro de Mello, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, campus de Rio Claro.

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro, Instituto de Biociências. Estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (GREPPE), seção Unesp/Rio Claro.

Regiane Helena Bertagna

Professora Doutora vinculada ao Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (GREPPE), seção Unesp/Rio Claro.

Downloads

Publicado

30-11-2014

Como Citar

Mello, L. R. de, & Bertagna, R. H. (2014). RELAÇÕES ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: EM PERSPECTIVA A REALIDADE DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL PAULISTA. Revista Teias, 15(39), 85–105. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24483