POLÍTICAS CURRICULARES DO ESTADO BRASILEIRO, TRABALHO DOCENTE E FUNÇÃO DOS PROFESSORES COMO INTELECTUAIS
Resumo
O artigo discute, a partir do conceito gramsciano de intelectual orgânico, as funções que os professores, distribuídos em patamares hierárquicos distintos no interior dos sistemas de ensino, vêm desempenhando na condução de políticas educacionais. No centro do debate discute-se o lugar dos sujeitos nos processos de formulação e desenvolvimento de dois programas curriculares de sistemas públicos no estado de São Paulo, com base em estudos vinculados a um projeto de pesquisa sobre políticas curriculares para a educação básica. Concluímos que a interpretação do sentido político da ambivalência de muitos educadores frente a programas que restringem a autonomia do trabalho docente é chave para pensar possibilidades de projetos contra-hegemônicos às atuais políticas.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias