POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL: ENTRE TEXTOS E DISCURSOS
Resumo
Este estudo analisa os discursos da política curricular sobre as relações “raciais”. O referencial teórico parte do conceito de Política Curricular abalizado pelas teorizações de Ball et al (1992); para os estudos acerca das Relações “Raciais” partimos das formulações teóricas de Guimarães (1999, 2002, 2008) e Coelho (2009). Utilizamos a pesquisa qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram documentos escritos. Infere-se que a política curricular se apresenta em inter-relações entre múltiplos contextos no ciclo de políticas. Apesar do caráter contínuo e não hierarquizado das políticas, da articulação macro e micropolíticas avançarem em relação às abordagens estadocêntricas (LOPES; MACEDO, 2011) e do processo de recontextualização política que ocorre nas escolas, os discursos sobre as relações “raciais” são ocultados, o que ajuda a atribuir a realidade social a disseminação e ratificação do racismo e discriminação nos diferentes contextos que compõe a política de currículo.
Palavras chave: Política Curricular. Relações “Raciais”. Educação Básica
Palavras chave: Política Curricular. Relações “Raciais”. Educação Básica
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias