O CONTEXTO ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADES DE GÊNERO

Autores

  • Sueli Salva Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Vinholes Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Aluna do Curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva do Centro Universitário Internacional UNINTER. Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

Resumo

As definições de masculino e feminino são construções marcadas pelos contextos sócio, histórico e cultural os quais definem papéis designados para homens e mulheres. Através de suas relações sociais e as práticas que vivenciam, os sujeitos vão se constituindo. O espaço escolar se define como ambiente extremamente importante nessa construção. Neste artigo busca-se problematizar as questões de gênero e compreender de que modo podem interferir na construção das identidades de meninos e meninas. A pesquisa utiliza a metodologia qualitativa, de inspiração etnográfica por ser entendida como a melhor forma, neste percurso, de compreender as concepções de gênero e as possíveis interferências na constituição das identidades, considerando, principalmente, o ambiente escolar, pois, a escola faz parte de uma trama de relações, apresentando grande responsabilidade na formação de subjetividades e identidades das crianças.

Biografia do Autor

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, Especialista em Dança, Drª em educação pela UFRGS, Professora do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.

Downloads

Publicado

29-03-2015

Como Citar

Salva, S., & Vinholes, A. (2015). O CONTEXTO ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADES DE GÊNERO. Revista Teias, 15(38), 107–121. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24470