O CAMPO ACADÊMICO DO LETRAMENTO E DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: ESTADOS E PERSPECTIVAS DA PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA

Autores

  • Luiz Antonio Gomes Senna Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]

Resumo

Os últimos quarenta anos testemunharam o surgimento de um novo campo de investigação acadêmica no Brasil, assim denominado letramento, em torno do qual viria a se dar uma verdadeira revolução no entendimento acerca da definição e dos limites da alfabetização e da pesquisa em linguística aplicada. Neste breve estudo, apresentar-se-ão as motivações e as linhas gerais deste campo acadêmico, ressalvando-se a necessidade de se definir sua natureza preponderantemente pluridisciplinar, a qual ultrapassa os limites das noções clássicas de estrutura e paradigmas incomensuráveis.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]

Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

28-10-2014

Como Citar

Senna, L. A. G. (2014). O CAMPO ACADÊMICO DO LETRAMENTO E DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: ESTADOS E PERSPECTIVAS DA PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA. Revista Teias, 15(38), 58–74. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24467