MARIA MONTESSORI: O CAMINHO DOS SENTIDOS

Autores

  • Silvio Henrique Vilela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Resumo

Esse texto procura dialogar com a história de Maria Montessori, uma mulher de personalidade marcante e decidida, que fundiu inteiramente sua vida com sua obra. Isso para focar no método criado por ela que impactou diretamente na cultura do século XX. A disseminação de seu método pela Itália, a criação das casas das crianças e sua história de amor e ódio com o fascismo, que terminou com a proibição de seu método e sua saída do país, são alguns pontos que são tratados nesse texto. O principal diferencial de Maria Montessori para a educação mundial foi o fato de defender que as crianças trazem dentro de si o potencial criador que permite a elas mesmas conduzir o seu processo de aprendizado e encontrar seu lugar no mundo. Palavras chaves: Educação; autonomia; ambiente.

Biografia do Autor

Silvio Henrique Vilela, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sob a orientação do Dr. Luiz Antonio Gomes Senna, possui graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (FERP) , graduação em Educação Física pela Escola de Educação Física de Volta Redonda (EEFVR) e mestrado em História pela Universidade Severino Sombra (USS). Atualmente é Coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e professor titular do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, curso e conteúdos.

Downloads

Publicado

16-10-2014

Como Citar

Vilela, S. H. (2014). MARIA MONTESSORI: O CAMINHO DOS SENTIDOS. Revista Teias, 15(38), 32–46. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24465