PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA REFERENCIADA NA VIDA.

Autores

  • Fátima Terezinha Spala Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Destaca a influência de um dos maiores intelectuais do século XX para a Educação, o pensador e educador Paulo Freire. Autor do célebre livro Pedagogia do Oprimido e dono de uma biografia com atuação e reconhecimento internacionais, desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Defendeu como objetivo da escola ensinar o aluno a “ler o mundo” para transformá-lo. Célebre, principalmente, pelo método de alfabetização de adultos que leva o seu nome. Realizada a análise de sua trajetória intelectual relacionada ao método de alfabetização por ele proposto, verifica-se que seu exercício epistemológico é subvertido pelo emprego de uma metodologia que participa, exatamente, da lógica dominante que buscou contestar. Ao finalizar o artigo, fica a recomendação para que escapemos da armadilha de acreditar na ingênua neutralidade dos métodos e técnicas. No universo da alfabetização, conteúdo e forma são absolutamente indissociáveis. Palavra- chave: educação – alfabetização - metodologias

Biografia do Autor

Fátima Terezinha Spala, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade (1982). Professor titular da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, formação do magistério, alfabetização, educação infantil e literatura- alfabetização- letramento.

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Publicado

09-10-2014

Como Citar

Spala, F. T. (2014). PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA REFERENCIADA NA VIDA. Revista Teias, 15(38), 6–17. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24463