NOVOS CENÁRIOS E MODELOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE PARA O SUS E AS PROPOSTAS DA COMISSÃO INDEPENDENTE 2010

Autores

  • Dinair Leal da Hora UERJ - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. FIOCRUZ - Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas
  • Regina Maria de Carvalho Erthal FIOCRZ - Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas
  • Claudia Teresa Vieira de Souza FIOCRUZ - Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - Educação em Saúde

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão a respeito dos novos cenários da formação do profissional da saúde para o Sistema Único da Saúde – SUS e sua relação com as propostas apresentadas no relatório intitulado Health professionals for a new century: transforming education to strengthen healt systems in a interdependent world, da Comissão Independente em 2010, apresentando recomendações para a adoção de modelos educativos na formação de uma nova geração de profissionais para lidar com os desafios presentes e futuros na área de promoção da saúde. Apesar das políticas e dos programas governamentais criados no Brasil desde 2001 e de iniciativas institucionais, a formação dos profissionais da área da saúde ainda é orientada por uma concepção hospitalocêntrica que categoriza os adoecimentos por critérios biologicistas e dissocia clínica, política, e os princípios do SUS.

Biografia do Autor

Dinair Leal da Hora, UERJ - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. FIOCRUZ - Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas

Departamento de Gestão de Sistemas Educacional - FEBF - Política Educacional Laboratório de Epidemiologia Clínica - Educação em Saúde

Regina Maria de Carvalho Erthal, FIOCRZ - Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas

Assistência Técnica em Pesquisa - Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - Antropologia Social

Claudia Teresa Vieira de Souza, FIOCRUZ - Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - Educação em Saúde

Laboratório de Epidemiologia Clínica

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Publicado

26-09-2014

Como Citar

da Hora, D. L., Erthal, R. M. de C., & Souza, C. T. V. de. (2014). NOVOS CENÁRIOS E MODELOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE PARA O SUS E AS PROPOSTAS DA COMISSÃO INDEPENDENTE 2010. Revista Teias, 15(37), 154–167. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24427