DECURSOS E TRAJETOS DO APRENDER: CURRÍCULOS VAGANTES

Rosana Aparecida Fernandes

Resumo


Quais os decursos e os trajetos que impulsionam o aprender, e levam os corpos a ultrapassarem seus limites e comporem novos aprendizados? É possível antecipar as contingências que vão desencadear um aprendizado? No presente artigo as ações do aprender são devolvidas às relações de heterogeneidade entre signos e respostas, uma vez que o aprender se dá no desenrolar de respostas impossíveis de serem antevistas. A aprendizagem conduz as faculdades ao exercício transcendente e requer um currículo capaz de cartografar, capturar as relações de forças e ressaltar, no percurso e no percorrido, linhas, fluxos, composições, modos de pensamento e possibilidades de vida.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional