DECURSOS E TRAJETOS DO APRENDER: CURRÍCULOS VAGANTES

Autores

  • Rosana Aparecida Fernandes Universidade Tiradentes, Unit, Aracaju, SE

Resumo

Quais os decursos e os trajetos que impulsionam o aprender, e levam os corpos a ultrapassarem seus limites e comporem novos aprendizados? É possível antecipar as contingências que vão desencadear um aprendizado? No presente artigo as ações do aprender são devolvidas às relações de heterogeneidade entre signos e respostas, uma vez que o aprender se dá no desenrolar de respostas impossíveis de serem antevistas. A aprendizagem conduz as faculdades ao exercício transcendente e requer um currículo capaz de cartografar, capturar as relações de forças e ressaltar, no percurso e no percorrido, linhas, fluxos, composições, modos de pensamento e possibilidades de vida.

Biografia do Autor

Rosana Aparecida Fernandes, Universidade Tiradentes, Unit, Aracaju, SE

Professora PPG PL I do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2001), especialização em Ensino de Filosofia pela Universidade de Brasília (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2010). Pesquisa, principalmente, acerca das seguintes temáticas e autores: Formação de Professores, Ensino de Filosofia, Filosofia para/com Crianças, Currículo, Filosofias da Diferença, Educação, Cinema, Infância, Gilles Deleuze, Félix Guattari. É aluna do curso de Filosofia (graduação) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

26-09-2014

Como Citar

Fernandes, R. A. (2014). DECURSOS E TRAJETOS DO APRENDER: CURRÍCULOS VAGANTES. Revista Teias, 15(37), 143–153. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24426