FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA: INTERCAMBIANDO EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Jacqueline de Fátima dos Santos Morais Cap-UERJ e FFP-UERJ
  • Mairce da Silva Araújo FFP-UERJ

Resumo

Nosso texto busca complexificar a concepção de que a universidade seria o lugar privilegiado de proposições acerca da formação "do outro". Neste sentido temos vivido ricas experiências de investigação-formação nas quais a articulação entre práticas de formação e contextos reais de trabalho tem sido o foco. Ao invés de apartar universidade e escola, temos vivido na parceria, possibilidades de (re)construção de um conhecimento que responda as demandas colocadas pelo e no cotidiano escolar. Nossa experiência de formação continuada tem sido na direção proposta por Canário (1999): centrada na escola.

Biografia do Autor

Jacqueline de Fátima dos Santos Morais, Cap-UERJ e FFP-UERJ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores e no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp/UERJ. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação em diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas". É pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo". Pesquisa e publica na área de Educação, principalmente sobre os seguintes temas: formação continuada de professores, aprendizagem da leitura e escrita, alfabetização, cotidiano escolar e pesquisa.

Mairce da Silva Araújo, FFP-UERJ

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Barra do Piraí (1982), Mestrado em Mestrado Em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994), Doutorado em Doutorado Em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), atualmente encontra-se em Estágio de Pós-doutoramento, tendo encerrado uma primeria etapa em Portugal, financiado pela Capes, sob a supervisão do Prof Dr. Ricardo Vieira, está em fase de conlusão da segunda etapa, na UNICAMP, sob a supervisão do Prof Dr. Guilherme do Val Toledo Prado. È Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, do Mestrado em Educação: processos formativos e desigualdades sociais e Procientista. É vice-líder do diretório Vozes da Educação, Memória(s), História(s) e Formação docente, e também pesquisadora associada ao Grupo de Alfabetização das crianças da classes populares coordenado pela Profª Regina Leite Garcia na Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

19-09-2014

Como Citar

Morais, J. de F. dos S., & Araújo, M. da S. (2014). FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA: INTERCAMBIANDO EXPERIÊNCIAS. Revista Teias, 15(37), 29–40. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24419