PESQUISANDO O COTIDIANO: CONVERSAS DE CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O trabalho apresenta dados referentes à uma pesquisa realizada durante dois anos em uma escola de Educação Infantil. A partir de relações vividas com as crianças, em diferentes espaços e tempos, buscamos tecer algumas reflexões em diálogo com as falas das crianças e com as formas pelas quais expressam seus conhecimentos e suas percepções acerca da escola, evidenciando a possibilidade de pensarmos uma escola que reconheça as crianças como sujeitos que pensam a sociedade e a reproduzem criativamente (Corsaro, 2009). Buscamos refletir sobre as formas de negociação que as crianças utilizam nas suas relações com os adultos e com seus pares, na medida em que entendemos que as crianças não são receptores passivos de uma cultura que lhes designa papéis sociais.Downloads
Publicado
25-04-2012
Como Citar
MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos; ARAÚJO, Mairce da Silva; BATISTA CAETANO, Deylla Wiviane de Araujo. PESQUISANDO O COTIDIANO: CONVERSAS DE CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 13 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24261. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.