SABERES DO TRABALHO VIVIDO: RELAÇÕES COM O ENSINAR E O APRENDER
Resumo
Resumo: Este trabalho constitui parte dos resultados do trabalho de tese desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-PPGEd-UFRN, que teve como objetivo analisar com professoras do Ensino Fundamental os saberes mobilizados na organização do processo ensino-aprendizagem e suas implicações na dinamização desse processo. A abordagem colaborativa foi o referencial teórico-metodológico que orientou o processo de investigação-formação desenvolvido com duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Pau dos Ferros-RN. Este texto se reporta aos saberes do trabalho vivido e suas relações com o ensinar e o aprender. Os resultados das análises indicam que os saberes do trabalho vivido expressam as relações das professoras com o contexto de trabalho, o modo como são vistas e percebidas pelo outro e o apoio que recebem para as ações que desenvolvem no cotidiano de suas práticas em sala de aula. A reflexão acerca desses saberes revela os sentidos ambivalentes e contraditórios das condições e do contexto de trabalho, bem como da relação teoria-prática.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias