SABERES DO TRABALHO VIVIDO: RELAÇÕES COM O ENSINAR E O APRENDER

Autores

  • Débora Maria Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Resumo: Este trabalho constitui parte dos resultados do trabalho de tese desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-PPGEd-UFRN, que teve como objetivo analisar com professoras do Ensino Fundamental os saberes mobilizados na organização do processo ensino-aprendizagem e suas implicações na dinamização desse processo. A abordagem colaborativa foi o referencial teórico-metodológico que orientou o processo de investigação-formação desenvolvido com duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Pau dos Ferros-RN. Este texto se reporta aos saberes do trabalho vivido e suas relações com o ensinar e o aprender. Os resultados das análises indicam que os saberes do trabalho vivido expressam as relações das professoras com o contexto de trabalho, o modo como são vistas e percebidas pelo outro e o apoio que recebem para as ações que desenvolvem no cotidiano de suas práticas em sala de aula. A reflexão acerca desses saberes revela os sentidos ambivalentes e contraditórios das condições e do contexto de trabalho, bem como da relação teoria-prática.

Biografia do Autor

Débora Maria Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação Curso de Pedagogia Núcleo de Estudos em Educação Linha de Pesquisa: Práticas pedagógicas e Formação do Educador

Downloads

Publicado

07-04-2014

Como Citar

Nascimento, D. M. (2014). SABERES DO TRABALHO VIVIDO: RELAÇÕES COM O ENSINAR E O APRENDER. Revista Teias, 15(35), 190–201. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24411