A CONSTRUÇÃO DO SABER ESCOLAR NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS: O DISCURSO PEDAGÓGICO CONSTRUÍDO NO COTIDIANO
Palavras-chave:
currículo, saber escolar, prática pedagógica, ciclo básicoResumo
Discute-se neste texto o discurso pedagógico sobre a construção do saber escolar, a partir da análise da prática pedagógica dos/as professores/as de uma escola pública dos ciclos iniciais do ensino fundamental. Os estudos de Bernstein (1996) sobre o discurso pedagógico, aliados a algumas noções dos estudos do cotidiano desenvolvidos por Certeau (2003), possibilitaram que se construísse um quadro teórico-metodológico, onde a observação das práticas das professoras no cotidiano e as entrevistas semi-estruturadas foram os instrumentos privilegiados de coleta de dados, seguida de uma análise interpretativa desses dados, com base na análise de conteúdo em Bardin (1977). Os achados da pesquisa indicam que alguns princípios orientadores do ensinar-aprender a partir da perspectiva da escola organizada em ciclos vêm influenciando a prática das professoras. Além disso, outros princípios e práticas também vêm sendo construídos a partir dos rituais e dos procedimentos desenvolvidos no cotidiano.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
NASCIMENTO, Débora Maria. A CONSTRUÇÃO DO SABER ESCOLAR NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS: O DISCURSO PEDAGÓGICO CONSTRUÍDO NO COTIDIANO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13-12, p. 12 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24621. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.