Violência curricular na escola pública: conceito e manifestações Curricular violence at the public school: concept and manifestations
Resumo
Este trabalho é fruto da tese de doutorado, defendida em Dezembro de 2012 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC - SP, intitulada O currículo crítico-libertador como forma de resistência e de superação da violência curricular. Ele tem como principal objetivo sintetizar dois aspectos que foram desenvolvidos de modo pormenorizado na tese supracitada: 1º. O conceito de violência curricular; 2º. A manifestação da violência curricular no cotidiano de uma escola pública do Estado de São Paulo. A expectativa sobre o conceito de violência curricular é que ele sirva como referência para estudos críticos no campo do currículo que se preocupam com o desvelamento dos processos mais sutis, e geralmente naturalizados, do funcionamento da vida escolar e da política educacional. Palavras-chave: currículo; violência curricular; escola públicaDownloads
Publicado
09-12-2013
Como Citar
GIOVEDI, Valter Martins. Violência curricular na escola pública: conceito e manifestações Curricular violence at the public school: concept and manifestations. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 17, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24368. Acesso em: 14 maio. 2025.
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Em Pauta
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