Violência curricular na escola pública: conceito e manifestações Curricular violence at the public school: concept and manifestations

Valter Martins Giovedi

Resumo


Este trabalho é fruto da tese de doutorado, defendida em Dezembro de 2012 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC - SP, intitulada O currículo crítico-libertador como forma de resistência e de superação da violência curricular. Ele tem como principal objetivo sintetizar dois aspectos que foram desenvolvidos de modo pormenorizado na tese supracitada: 1º. O conceito de violência curricular; 2º. A manifestação da violência curricular no cotidiano de uma escola pública do Estado de São Paulo. A expectativa sobre o conceito de violência curricular é que ele sirva como referência para estudos críticos no campo do currículo que se preocupam com o desvelamento dos processos mais sutis, e geralmente naturalizados, do funcionamento da vida escolar e da política educacional.

Palavras-chave: currículo; violência curricular; escola pública

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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