Violência curricular na escola pública: conceito e manifestações Curricular violence at the public school: concept and manifestations

Autores

  • Valter Martins Giovedi Professor de Filosofia da rede pública estadual de São Paulo, Doutor em Educação: Currículo pela PUC/ SP

Resumo

Este trabalho é fruto da tese de doutorado, defendida em Dezembro de 2012 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC - SP, intitulada O currículo crítico-libertador como forma de resistência e de superação da violência curricular. Ele tem como principal objetivo sintetizar dois aspectos que foram desenvolvidos de modo pormenorizado na tese supracitada: 1º. O conceito de violência curricular; 2º. A manifestação da violência curricular no cotidiano de uma escola pública do Estado de São Paulo. A expectativa sobre o conceito de violência curricular é que ele sirva como referência para estudos críticos no campo do currículo que se preocupam com o desvelamento dos processos mais sutis, e geralmente naturalizados, do funcionamento da vida escolar e da política educacional. Palavras-chave: currículo; violência curricular; escola pública

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Publicado

09-12-2013

Como Citar

Giovedi, V. M. (2013). Violência curricular na escola pública: conceito e manifestações Curricular violence at the public school: concept and manifestations. Revista Teias, 14(33), 17. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24368

Edição

Seção

Em Pauta