OS ENUNCIADOS NOS DOCUMENTOS LEGAIS: a representação negra, um ritual pedagógico a favor da diferença racial

Autores

  • Rosângela Maria de Nazaré Silva UFPA
  • Wilma de Nazaré Baía Coelho

Resumo

O estudo tem como temática: Educação e Relações Raciais. É parte do projeto de pesquisa: “Negro e Ensino Médio: Representações de Professores acerca de Relações Raciais no Currículo”. Fundamentou-se no referencial teórico-metodológico em Chartier (1991) e Bourdieu (1990), Gomes (2002), Coelho (2006), Silva (1997), Canen (2001), Moreira (2006) para a análise das representações nos enunciados dos documentos legais, com os primeiros e, com os demais, em suas contribuições na formação de professores quanto às questões raciais no Brasil num (re) pensar do currículo para a diversidade. Utilizamos como instrumento de coleta de dados: documentos oficiais e escolares. Concluímos que, o processo por uma educação anti-racista dependerá de (des) naturalizá-las e enfrentá-las pedagogicamente. Palavras-chave: Representações de Professor – Relações Raciais – Ensino Médio

Biografia do Autor

Rosângela Maria de Nazaré Silva, UFPA

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Especialização em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Mestre em Educação – Linha de Currículo e Formação de Professores pelo Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - GERA/ICED/UFPA, sob a Coordenação da Profª Drª Wilma de Nazaré Baía Coelho. Atualmente, doutoranda da Linha de Currículo e Formação de Professores – ICED/UFPA

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Publicado

28-11-2013

Como Citar

Silva, R. M. de N., & Baía Coelho, W. de N. (2013). OS ENUNCIADOS NOS DOCUMENTOS LEGAIS: a representação negra, um ritual pedagógico a favor da diferença racial. Revista Teias, 14(34), 27. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24351

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua