O CONTEXTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS RACIALIZADAS E A EMERGÊNCIA DE NOVAS ETNICIDADES. E a Emergência do discurso “Racializado” no Sistema de Ensino: as possibilidades e desafios da Lei 10639/03.

Autores

  • Maria Alice Rezende Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vinicius Oliveira Pereira

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivos descrever o contexto histórico que tornou possível a obrigatoriedade da lei 10639/03 e apontar algumas conquistas obtidas nesses últimos 10 anos. O sistema de ensino brasileiro, regido pelas leis de diretrizes e base de 1996, primou por defender o discurso sobre a integração do aluno à sociedade nacional. A emergência de novos atores no cenário das políticas educacionais dos anos 2000 aponta para mudanças significativas no sistema de ensino e no cotidiano escolar. Apesar das barreiras encontradas para a sua implementação, entendemos a lei 10639/03 como uma ferramenta importante na construção da etnicidade afro-brasileira como também indispensável na construção de uma educação igualitária sem distinção de raça ou de cor, ou seja, uma educação para todos. Palavras Chaves: Lei 10639/03; Sistema de Ensino, Etnicidade;

Biografia do Autor

Maria Alice Rezende Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Antropóloga, professora adjunta do departamento de CIS e Educação da Faculdade de Educação da UERJ, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ, pesquisadora das temáticas: cultura afro-brasileira, relações raciais, política social e pobreza.

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Publicado

25-11-2013

Como Citar

Gonçalves, M. A. R., & Pereira, V. O. (2013). O CONTEXTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS RACIALIZADAS E A EMERGÊNCIA DE NOVAS ETNICIDADES. E a Emergência do discurso “Racializado” no Sistema de Ensino: as possibilidades e desafios da Lei 10639/03. Revista Teias, 14(34), 16. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24346