ETNOGRAFIA VIRTUAL E AS CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN NA PESQUISA COM INTERNAUTAS

Autores

  • Dilton Ribeiro Couto Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Baseando-se nos pressupostos teórico-metodológicos da etnografia virtual e nos conceitos bakhtinianos de dialogismo e alteridade, este texto apresenta como objetivo tecer reflexões sobre a relação entre pesquisador e sujeitos nas investigações que adotam os ambientes virtuais como campo empírico. Ao assumir uma postura que reconheça e legitima a relação dialógica e alteritária construída com internautas no processo de investigação, compreende-se o modo pelo qual todos compartilham gostos, objetivos, crenças e ideias, produzindo sentidos diversos pela necessidade de interagir com o conhecimento e a cultura. Isso trouxe contribuições para pensar o compromisso do pesquisador na relação que estabelece com o seu outro, considerando o encontro de alteridades nos ambientes virtuais.

Biografia do Autor

Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Pedagogia pela UERJ (2004-2008), possui especialização em Docência Superior pela Universidade Gama Filho (2008-2009) e em Educação Infantil (2008-2010) pela PUC-Rio, apresentando experiência no trabalho com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Finalizou a sua pesquisa de Mestrado (2010-2012), no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Desde 2006 participa do grupo de pesquisa "Infância, Juventude, Educação e Cultura" coordenado pela professora Maria Luiza Oswald no referido Programa. Atualmente é Doutorando do ProPEd-UERJ, atuando como professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e como tutor à distância do CEDERJ no curso de Pedagogia da UERJ.

Downloads

Publicado

16-04-2013

Como Citar

Couto Junior, D. R. (2013). ETNOGRAFIA VIRTUAL E AS CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN NA PESQUISA COM INTERNAUTAS. Revista Teias, 14(31), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24330

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua