Houve uma vez um verão: Releituras com a noção de rede de conhecimentos de Nilda Alves.

Marcos Reigota

Resumo


Resumo: O artigo evidencia o contexto cultural, político e acadêmico em que Nilda Alves elabora e torna público a noção de rede de conhecimentos. Inicio com uma narrative sobre minhas experiências pedagógicas, políticas e culturais durante a ditadura militar em São Paulo antes do primeiro encontro com Nilda Alves quando fui seu aluno na Universidade Federal Fluminense no verão de 1983 . Enfatizo as bases teóricas que Nilda Alves utiliza à partir do final dos anos 1990, assim como o seu empenho e compromisso político em tornar o cotidiano escolar um dos temas fundamentais das pesquisas e dos debates contemporâneos sobre educação.

Palavras-chave: Nilda Alves. Rede de conhecimentos. Cotidiano escolar.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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