O problema da implantação das tecnologias digitais nas escolas e as identidades profissionais dos professores: uma análise sócio-histórica

Autores

  • Eduardo Junqueira UFC

Resumo

As dificuldades no uso significativo das tecnologias digitais no ensino revela um paradoxo. Como as escolas podem se manter como espaços de baixo uso estando cercadas por enorme disponibilidade de computadores? Este artigo busca avançar a compreensão desse paradoxo analisando a intersecção entre as identidades profissionais dos professores – particularmente sua autonomia profissional - e a história social da tecnologia e sua implementação no local de trabalho. O estudo indica que a complexidade dos professores (suas identidades e subjetividades) deve ser explicitada para que se compreendam melhor tais dificuldades. Argumenta-se que as formas como os professores têm experienciado as tecnologias e as relações com sua utilização ou não no ensino podem ser melhor compreendidas. Palavras-chave: Professores; Tecnologias Digitais; Modernização.

Biografia do Autor

Eduardo Junqueira, UFC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC

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Publicado

31-12-2012

Como Citar

Junqueira, E. (2012). O problema da implantação das tecnologias digitais nas escolas e as identidades profissionais dos professores: uma análise sócio-histórica. Revista Teias, 13(30), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24283