O problema da implantação das tecnologias digitais nas escolas e as identidades profissionais dos professores: uma análise sócio-histórica

Eduardo Junqueira

Resumo


As dificuldades no uso significativo das tecnologias digitais no ensino revela um paradoxo. Como as escolas podem se manter como espaços de baixo uso estando cercadas por enorme disponibilidade de computadores? Este artigo busca avançar a compreensão desse paradoxo analisando a intersecção entre as identidades profissionais dos professores – particularmente sua autonomia profissional - e a história social da tecnologia e sua implementação no local de trabalho. O estudo indica que a complexidade dos professores (suas identidades e subjetividades) deve ser explicitada para que se compreendam melhor tais dificuldades. Argumenta-se que as formas como os professores têm experienciado as tecnologias e as relações com sua utilização ou não no ensino podem ser melhor compreendidas.

Palavras-chave: Professores; Tecnologias Digitais; Modernização.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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