A MEDIAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Helenice Mirabelli Cassino Ferreira UERJ

Resumo

O texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que pretende investigar se a mediação dos dispositivos móveis pode resignificar a relação que jovens alunos mantêm com o ensino escolar, fazendo uso de narrativas que privilegiem as linguagens hipermidiáticas. A cultura da mobilidade caracteriza o atual estágio da cibercultura, quando os usos de dispositivos móveis e ubíquos constituem os modos de ser dos sujeitos na contemporaneidade, principalmente de jovens moradores das cidades. Situado no campo dos debates sobre juventude, cultura digital e educação e tendo Bakhtin como principal interlocutor teórico-metodológico, o estudo está sendo desenvolvido através de oficinas de produção de imagens sobre a cidade, em escolas do ensino público do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Helenice Mirabelli Cassino Ferreira, UERJ

Doutoranda do ProPEd / UERJ, possui mestrado em Educação também pelo ProPed. É membro, desde 2006 do grupo de pesquisa "Infância, Juventude e Indústria Cultural", coordenado pela profa. Maria Luiza Oswald. Seus estudos concentram-se na área de educação e mídias.

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Publicado

20-12-2012

Como Citar

Ferreira, H. M. C. (2012). A MEDIAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS. Revista Teias, 13(30), 18 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24279