A MEDIAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS

Helenice Mirabelli Cassino Ferreira

Resumo


O texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que pretende investigar se a mediação dos dispositivos móveis pode resignificar a relação que jovens alunos mantêm com o ensino escolar, fazendo uso de narrativas que privilegiem as linguagens hipermidiáticas. A cultura da mobilidade caracteriza o atual estágio da cibercultura, quando os usos de dispositivos móveis e ubíquos constituem os modos de ser dos sujeitos na contemporaneidade, principalmente de jovens moradores das cidades. Situado no campo dos debates sobre juventude, cultura digital e educação e tendo Bakhtin como principal interlocutor teórico-metodológico, o estudo está sendo desenvolvido através de oficinas de produção de imagens sobre a cidade, em escolas do ensino público do Rio de Janeiro.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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